quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Impactos, Desafios, Vitórias em São Paulo.

Este País é tão imenso! Há grande probabilidade de se transformar, se quiser, num dos países poderosos do Planeta. No entanto, há alguns obstáculos a serem superados. Que podem ser as distâncias ou as diferenças culturais. O que vou evidenciar aqui é o fator cultural. Eu estou há 14 meses morando na grande São Paulo. Morar, visitar, trabalhar, estudar, viver em São Paulo é sonho de muitos brasileiros. Independentemente de ser pobre, negro, indígena ou marginalizado. Toda formação educacional tem levado a este sonho. Depois de 14 meses, posso, relacionar alguns impactos, desafios e vitórias ocorridas em minha vida.
Esta grande cidade tem muita coisas boas, muita riqueza, muitas obras dos seres humanos, é maravilhoso. Mas ela é cruel! Nos pés da riqueza está a pobreza. Na minha cidade no Amazonas, não tem, até esta data ninguém pedindo esmola! A quantidade de veículos é impressionante. O ritmo, a quantidade de pessoas é impressionante. É outro mundo!
Têm muitas memórias guardadas em museus! O que se aprende na história do Brasil, podem ser vistos aqui. O que não se vê muito são as imagens de negro e indígenas que tanto contribuíram para o enriquecimento dessa cidade. Foi preservado muitos nomes de lugares, ruas, prédios em língua indígena.
Para mim que vim de um lugar onde passa um Rio, rodeado de verde infinito o impacto é muito grande. Lá o ritmo é mais lento. Aqui você não pode parar no meio da rua para conversar. Se acontecer isso, você é pisoteado por centenas de pessoas que precisam correr.
Nós indígenas somos recohecidos pela aparências físicas e a linguagem. Em outras palavras, o indígena é inconfundível. A gente tem que aprender a lhe dar com essas diferenças! Aqui eu nunca fui discriminado, tenho bons relacionamentos. Eu gosto de São Paulo. Adoro Santa Isabel do Rio Negro.
Estou apreendendo a viver em São Paulo. Muito embora ainda morrendo de saudade da minha cidade. Aqui estão as grandes universidades do Brasil, os Bancos, ... tem tudo o que se imagina! Lá onde moro não tem nada disso, mas, o ambiente natural ainda é noventa por cento intacta. Se o ambiente é a riqueza, nossa cidade também é rica. Riqueza numa outra dimensão!
Espero ter exposto os impactos, desafios e vitórias da minha estadia na grande cidade de São Paulo.

Autor

Elio Fonseca Pereira

Nenhum comentário: